Pode não ser de seu conhecimento, mas os brasileiros agora contam com um novo RG 2022, a carteira nacional de identidade unificada, que faz o uso do CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) como forma de identificação única dos cidadãos do país.
Essa mesma novidade também traz a nova versão da carteira de identidade, que permite com que todos os usuários da plataforma acessem ao documento pelo Gov.br, ou seja, o site de relacionamentos e serviços oferecido pelo Governo Federal.
Se você deseja conhecer de forma melhor a carteira de identidade digital, saiba que esse é o artigo ideal para você, pois através do mesmo você poderá ter acesso as melhores e principais informações sobre o assunto em questão, podendo ainda encontrar a resposta para grande parte de suas principais dúvidas. Bem, então vamos lá?
Conheça o documento – Novo RG 2022
O governo brasileiro informou que o documento digital chegou para mudar o país, mas que o documento em sua versão impressa continuará entre os cidadãos e poderá ser usado no dia a dia.
Entretanto, é muito importante mencionarmos que o documento em sua nova versão é muito mais seguro, pois este permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade através de QR Code. Sem contar ainda, com a praticidade de carregar o documento digital em seu dispositivo celular, já que este pode ser acessado com apenas alguns cliques.
A emissão do documento pode ser feita de forma completamente gratuita e toda a população brasileira poderá ter acesso completo à carteira de identidade digital pelo Gov.br.
Lembrando ainda que aqueles que ainda não tiverem CPF e forem tirar a sua carteira de identidade por meio da plataforma e/ou aplicativo, a mesma realiza a inscrição do cidadão de forma mediata no CPF, para que este consiga realizar a emissão de seu documento.
Uma grande novidade que devemos estar citando, é que o documento em sua nova versão terá validade de dez anos para todos aqueles que apresentam idade até 60 anos. No caso daqueles que já têm mais de 60 anos, o documento antigo continuará sendo válido por tempo indeterminado.
O governo ainda informou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, uma vez que a mesma conta com o código MRZ no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento (mesmo código usado em passaportes).
Muito interessante, não é?!
Como fazer a nova carteira de identidade (Novo RG 2022)?
Para que você possa emitir a sua carteira de identidade digital, é muito importante que você siga todo o procedimento a seguir de forma correta.
O cidadão deverá ir até o órgão emissor de seu estado e deverá apresentar sua Certidão de Nascimento ou Casamento, onde, a identificação do documento em questão é conferida pelo GOV.BR (sendo isso que garante que o documento seja único).
No final de todo o processo, o órgão emissor informará ao cidadão o prazo para a retirada do documento em sua versão física. Assim que você receber o seu documento e já tiver com estes em mãos, o cidadão terá a permissão para acessar a versão digital do mesmo pelo aplicativo Gov.BR.
Dados de saúde que podem ser incluídos na nova carteira de identidade (Novo RG 2022).
Uma grande novidade, é que todos os cidadãos brasileiros que usarem da nova versão da carteira de identidade poderão incluir alguns de seus dados de saúde. Mas afinal de contas, quais dados poderão ser adicionados? Confira-os a seguir:
- Grupo sanguíneo e fator RH;
- Disposição em doar órgãos em caso de morte;
- Informações sobre condições particulares de saúde (caso contribuam para preservar a saúde ou salvar a vida do cidadão).
Entretanto, é muito importante que o cidadão em questão informe ao órgão emissor o desejo de adicionar dados como estes em seu documento no momento de emissão do mesmo.