A aguardada publicação oficial da banca organizadora do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Censo 2023 para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento ocorreu. O Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) foi o escolhido, de acordo com o extrato de dispensa de licitação divulgado.
Espera-se que o concurso de nível médio Censo 2023 ofereça mais de 8 mil vagas em diversos cargos, incluindo Codificador, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisa por Telefone, Agente Censitário Mapeamento, Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Pesquisa.
As vagas disponíveis para o nível médio são as seguintes:
- Codificador (120 vagas): profissional responsável por avaliar documentação interna ou externa para permitir a codificação de quesitos do questionário aplicado no Censo Demográfico, entre outras funções.
- Agente Censitário Mapeamento (148 vagas): função com foco na supervisão da operação censitária, lidando com questões técnicas e administrativas de informática.
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (6.742 vagas): posição responsável por registrar dados e realizar levantamentos estatísticos para empresas de pesquisa e órgãos governamentais, como o IBGE.
- Supervisor de Coleta e Qualidade (806 vagas): profissional que organiza, executa e planeja atividades do organograma de trabalho do IBGE.
- Agente de Pesquisa por Telefone (276 vagas): responsável por realizar pesquisas por telefone com a população para coletar dados necessários para as pesquisas do IBGE.
- Supervisor de Pesquisa (49 vagas): função que auxilia no planejamento e execução dos trabalhos de pesquisas, supervisionando e executando atividades do IBGE.
O anúncio oficial da escolha do Selecon como organizador do concurso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (31).
Os salários para os cargos ainda não foram divulgados pelo IBGE, mas, seguindo a estrutura do último processo seletivo, os salários podem variar de R$ 600 a R$ 5.100. Além do salário, os aprovados terão benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias, auxílio pré-escolar e 13º salário.
O próximo passo para o Concurso IBGE 2023 será a seleção das demais bancas organizadoras do processo seletivo, que está prevista para ocorrer em breve. Posteriormente, serão publicadas as assinaturas dos contratos entre os órgãos para prosseguir com a escolha da data de divulgação dos editais.
O IBGE informa que serão realizadas provas exclusivamente para candidatos que não foram contratados nos últimos dois anos. O certame terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, se necessário.