Nesta segunda-feira (25/04), abriu o período de inscrição para o Programa Habilitação Social do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (CNH Social DF). O cadastro só pode ser feito eletronicamente no Portal de Atendimento do Detran – DF.
Os candidatos interessados ??devem participar do cadastro único do programa social do governo federal – CadÚnico – há pelo menos oito meses. 5.000 vagas, estão abertas no Programa CNH Social DF.
O requerente também não pode ser legalmente impedido de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele também não foi multado nos últimos 12 meses por uma infração de trânsito grave, muito grave ou por reincidência no caso de uma infração moderada.
Este ano, serão 1.500 vagas na modalidade Aluno Qualificado. Para se candidatar a esta categoria, você deve ter entre 18 e 25 anos e ter cursado ou concluído o ensino médio em escola pública (ou ser bolsista integral em escola particular). Outro requisito é estar matriculado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter cursado o ano anterior.
Outra modalidade que participa do programa é o Cidadão Habilitado. Para entrar nesta categoria, você deve ter 18 anos ou mais na data da inscrição, saber ler e escrever e atender às condições relevantes para ambos.
O número de vagas é o seguinte: 60% para obtenção da primeira carta de condução nacional – CNH A ou B; 10% para adicionar categoria A ou B; 10% para mudança de categoria C, B ou E; 10% para renovação da CNH; 10% carta de condução definitiva.
Prazo inicial acabaria nesta quarta-feira (25), mas foi adiado por problemas no site. Agora, os interessados devem se inscrever até o dia 6 de junho pelo site do Detran DF. As Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Desenvolvimento Social (Sedes) que cooperam com o programa, após o prazo de inscrição, têm 60 dias para divulgar os nomes selecionados no programa. Os candidatos podem conferir o resultado final por meio de consultas individuais no portal de atendimento do Detran.