Anúncios
Destinado a jovens de baixa renda o programa oferece habilitação na categoria B, para jovens de 18 a 25 anos que comprovem baixa renda. Confira tudo sobre o programa CNH Social 2022.
Esse ano o programa iniciou no estado do Acre e Goiás, e brevemente Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros iniciará as suas inscrições.
O PROGRAMA – CNH Social 2022
O Projeto é do Governo Federal junto ao Detran de cada Estado, e usa critérios de avaliação de informações para beneficiar os interessados, visando ampliar a empregabilidade e qualificá-los em curso específico para ingresso no mercado de trabalho e para atuar no setor de transporte.
Para se inscrever no programa afim de ser beneficiado com a CNH categoria B, o interessado deverá cumprir alguns requisitos: Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos; pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses; pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar; pessoas com necessidades especiais; ex-presidiários; pessoas que são agricultores; pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho; pessoas que recebem o Auxilio -Brasil; pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito; trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.
Anúncios
Os documentos necessários para a inscrição são: RG, CPF, Carteira de trabalho do inscrito e das pessoas que compõem o núcleo familiar, Comprovante de residência, Certidão de nascimentos das crianças ou membros que não possuem RG, Histórico Escolar para estudantes que desejam ingressar pelo programa.
Vale informar que a inscrição não é garantia de vaga, pois todos os inscritos passarão por um processo de avaliação de informações.
O benefício ainda não está disponível para todos os estados brasileiros, no entanto se você for morador dos estados de : Pernambuco; Espírito Santo; Goiás; Paraíba; Amazonas; Rio Grande do Sul; Minas Gerais, Acre e Mato Grosso do Sul, fiquem atento as datas de inscrições para cada região.
Anúncios
Geralmente as vagas são lançadas no primeiro semestre do ano.
Os interessados devem acessar as páginas do DETRAN do seu Estado, onde serão divulgadas todas as informações sobre inscrições e os resultados das solicitações e preencherem todos os campos solicitados.
A ideia desse projeto foi proposta em 2011 pelo SEST (Serviço Social do Transporte) e Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Para cada estado é destinado um número de vagas diferentes. Portanto os moradores de diferentes estados devem responder a todos os requisitos para realizarem as inscrições.
O Estado do Acre, por exemplo abriu 2.000 vagas e contou com aproximadamente 31.000 inscritos.
Segundo o DETRAN do estado do Acre, as habilitações terão 100% de gratuidade, sendo custeada de forma integral pelo DETRAN, que utiliza como recurso as arrecadações financeiras de renovações de CNH e licenciamento de veículos.
No estado de Goiás, serão oferecidas 11.010 vagas, sendo assim o Detran prorrogou as inscrições para 14 de março de 2022.
No site do DETRAN de Goiás, há informações claras sobre todo o processo, sendo de total responsabilidade do candidato acompanhar as fases do processo após a inscrição.
Portanto para os interessados que residem nos estados que são contemplados com o programa, vale ficarem antenados as oportunidades e não perder o prazo de inscrição.
É importante destacar que o setor de transporte é o que mais emprega no pais, pois nunca para, portanto todos os recursos necessários para capacitação de jovens e profissionais que atuam conduzindo o pais em rodovias, deveriam ser ampliados, para que alcancem o maior número de pessoas.
Formar jovens a fim de inclui-los no mercado de trabalho, favorece o crescimento do setor socioeconômico do país.
Existem projetos que visam a implementação de normas de trânsito como disciplinas nas escolas, o que resultaria em jovens mais preparados e conscientes para exercerem essa função, porém são apenas projetos.