O IBGE iniciou mais um processo seletivo (Concurso IBGE 2022), para contratação de trabalhadores temporários para o Censo 2022. Há 15.075 vagas para recenseadores que exigem um nível fundamental completo. A duração do contrato é de até três meses com possibilidade de prorrogação.
Além disso, foram reservadas 1.022 vagas para candidatos com deficiência e 3.157 vagas para candidatos que se identificaram como pretos ou pardos — cargos que não foram preenchidos no processo seletivo de 2021.
A remuneração será calculada com base na produção, setor censitário e demais condições de trabalho com base em taxas fixas e conhecimento prévio do recenseador. O instituto disse que a carga horária “recomendada” é de pelo menos 25 horas semanais, além do treinamento obrigatório para o cargo.
Nesse sentido, quem tiver interesse em se candidatar, é necessário:
- Ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e gozar plenamente dos direitos políticos;
- Ter condições físicas e mentais para o cargo;
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.
Contudo, os candidatos com deficiência devem marcar esta opção no formulário e enviar um relatório médico emitido até 12 meses atrás.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial da União, os candidatos devem levar o formulário de inscrição para um dos cargos do IBGE listados no edital.
Por fim, a versão completa do edital do Concurso IBGE 2022, está disponível no site do IBGE. As inscrições gratuitas começam nesta quinta-feira (28) e terminam na segunda-feira, 1º de agosto.
Função do Recenseador
A principal função de um recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. No Concurso IBGE 2022, como a remuneração é baseada na produção, pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e a facilidade de proximidade com a casa.